Quem sou eu

Minha foto
Professor: - Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Amparo; - Graduado em Pedagogia pela U.E.G; - Graduado em Matemática pela U.E.G; - Técnico em Magistério pelo colégio São Miguel do Araguaia.

Arquivo do blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Conceito de Monografia

A monografia é o trabalho escrito, elaborado de modo pormenorizado, pelo qual se transmite ou divulga informação sobre um tema particular e cognitivo, ou mesmo sobre pessoas, fatos, localidades. Segundo o professor De Pálcido e Silva, monografia é:

a dissertação de um ponto particular de uma ciência ou de uma arte, encarando-os sob os aspectos mais íntimos ou particulares. SILVA, 2007, p. 927.

Etimologicamente, constitui-se dos elementos de composição “mono” (do grego monos, cujo significado é só, único, isolado) e “grafo”(também do grego grapho, graphein, que significa escrever, desenhar), ambos documentando vocábulos compostos, introduzidos na linguagem internacional, tais como monocromático, monopólio, grafologia, graficamente e outros.

Assim demonstrado, nota-se que o próprio termo já é nome designativo do limite do trabalho monográfico, ou seja, aquele cujo propósito deve constituir um único tema. Sua feitura não deve ser confundida ou equiparada com um trabalho de cunho profissional nem com uma tese, pois ambos possuem características que os diferem sobremaneira.

A monografia é um trabalho que exige planejamento para a sua execução, o que justifica a definição antecipada de um método científico específico para o seu desenvolvimento, desde a escolha do tema. Portanto, a monografia caracterizar-se meramente como descrição relativa a determinado tema.

Consoante Henrique e Medeiros, na monografia:


é suficiente a revisão bibliográfica, ou revisão da literatura. É mais um trabalho de assimilação de conteúdos, de confecção de fichamentos e, sobretudo, de reflexão. É propriamente uma pesquisa bibliográfica, o que não exclui capacidade investigativa de conclusão ou afirmação dos autores consultados. HENRIQUE e MEDEIROS, 2001, p. 48.

Ainda na seara da conceituação do trabalho monográfico, outros autores de renome, tais como o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda e o autor Délcio Vieira Salomon, assim explicam a monografia:

Dissertação ou estudo minucioso que se propõe esgotar determinado tema relativamente restrito. FERREIRA, 1986, p. 1154.

Em suma estrito identifica-se com a tese: tratamento escrito de um tema específico que resulte de pesquisa científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência.

Em sentido lato é todo trabalho científico de primeira mão, que resulte da investigação científica.

Em sentido acadêmico, o tratamento escrito aprofundado de um só assunto, de maneira descritiva e analítica , onde a reflexão é a tônica (está entre o ensaio e a tese e nem sempre se origina de outro tipo de pesquisa que não seja a bibliográfica e documentação). SALOMON, 1994, p. 179.

A elaboração da monografia na fase final da graduação, por conseguinte, é de suma importância, uma vez que se torna veículo por meio do qual o aluno mostra não só os conhecimentos que possui quanto ao tema desenvolvido como também quanto conseguiu aprofundar nesse estudo.

Nesse sentido, hodiernamente, a monografia, além de meio avaliativo, é também uma forma para o estudante obter conhecimento, pois, pela pesquisa, ele raciocina e aprende, deixando ao professor a função precípua de orientá-lo e ajudá-lo nesse aprendizado. Assim, a monografia é, simultaneamente, método de pesquisa, de aprendizado e meio avaliatório.

As atividades desenvolvidas pelo monografista devem ocorrer de modo sincronizado e contínuo, a fim de que a sua pesquisa esteja assentada em padrões lógicos e coerentes e que o correspondente texto, redigido segundo normas e estilo que garantam, pelo menos, uma interpretação aceitável que pretende transmitir, pois as relações semânticas existentes em um trabalho monográfico são bastante complexas, o que exige de seu autor conhecimento, atenção e seriedade em suas alegações.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) assim conceitua monografia em sua NBR 14724:

Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002, p.3.


O texto monografista é o resultado de todas as atividades de pesquisa praticadas pelo monografista. Nele, deverão estar registradas todas as considerações decorrentes desse estudo, sempre diretamente relacionadas com o curso da graduação, sendo totalmente ilógico, portanto, que o trabalho monográfico disponha sobre conteúdo que não diga respeito ao curso em fase de conclusão. Isto não significa, entretanto, que o conteúdo objeto da monografia não possa estabelecer relações cognitivas com outras áreas, tais como política, economia, religião, etc.; o que não se admite, por exemplo, é que um trabalho monográfico sobre economia trate, em sua maior parte, de tema ou assunto diverso deste, desviando-se de seu objetivo maior.


Em síntese, a monografia é um trabalho assim caracterizado:


a) Apresenta um único assunto: versa sobre tema específico com o objetivo de demonstrar e comprovar uma hipótese;

b) Impõe estudo e análise pessoal: de modo profundo e exaustivo, visa à delimitação e ao desenvolvimento de um tema, objeto da pesquisa, evitando-se as generalidades;

c) Exige princípios de metodologia científica: a metodologia e a lógica são produtos relevantes, que devem ser utilizados na apresentação pessoal do trabalho realizado;

d) Supõe coerência: entre a hipótese ou proposição e a conclusão deve haver unidade lógica quanto às considerações que ficarem definidas;

e) Não exige originalidade: a monografia pode representar apenas a descrição de um determinado tema com o propósito de estabelecer princípios ou fatos relativos a uma área de conhecimento;

f) Deve ser bem escrita: o texto deve ser apresentado de maneira organizada, concisa e objetiva, utilizando linguagem técnica, mas simples, com o propósito de evitar as transgressões vulgares;

g) Deve estruturar-se de modo simples e claro: seu texto deve estar subdividido em introdução (apresentação), desenvolvimento (logicismo do trabalho, apresentada pela visão entre capítulos, seções, itens, subitens, etc.) e conclusão (síntese das ideias indicadas e desenvolvidas).

Observação: convém salientar que nos trabalhos monográficos incluem-se, atualmente, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o Trabalho de Graduação Interdisciplinar (TGI) e o Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (TCCE).

Nenhum comentário:

Seguidores