Quem sou eu

Minha foto
Professor: - Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Amparo; - Graduado em Pedagogia pela U.E.G; - Graduado em Matemática pela U.E.G; - Técnico em Magistério pelo colégio São Miguel do Araguaia.

Arquivo do blog

domingo, 22 de novembro de 2009

Monografia: Introdução

Alguns elementos do Projeto de Pesquisa figuram na Introdução da Monografia.

O quadro abaixo apresenta esta relação:


Projeto

Corpo do Texto Projeto

Monografia

Introdução Monografia

- Tema

- Delimitação do assunto

- Objetivos gerais e específicos

- Justificativa

- Revisão da literatura

- Metodologia empregada

Tema

· Trata-se do momento da seleção do fato, fenômeno ou assunto merecedor da pesquisa.

A delimitação do tema

· Procure delimitar o tema. Para tanto, associe ao seu tema um fenômeno/um fato, uma idéia e decomponha os em temas específicos.

Objetivos gerais e específicos

· Esta é a etapa do Projeto na qual se indica o que se pretende com o desenvolvimento da pesquisa e quais os resultados que se procura alcançar.

· A natureza dos objetivos varia conforme seja a natureza da pesquisa.

· Os objetivos ajudam a identificar a natureza da pesquisa e a delimitar a investigação.

· Nos projetos destinados à resolução de problemas, procede-se à apresentação do objetivo geral e dos objetivos específicos.

- A justificativa

Visa apresentar as razoes por que se pretende realizar a pesquisa. Deve conter:

a) o estágio de desenvolvimento em que o tema se encontra e sua evolução histórica.

b) o contexto em que o fenômeno ocorre;

c) as contribuições que os resultados da pesquisa poderão trazer;

d) a relevância social do tema.

-Marco teórico de referencia (fundamentação teórica)

· Deve fornecer a opção teórica que irá balizar a investigação, informando os principais teóricos que serão consultados.

· Deve apresentar estudos realizados por esses teóricos sobre o tema escolhido.

· É o momento de fazer uma revisão da literatura já existente para dar consistência à investigação.

· É o momento de fazer o levantamento do que já foi publicado, fazer o registro das fontes, de seu teor e de dialogar com os autores, utilizando o recurso da paráfrase e das citações, estabelecendo pontos comuns entre eles e pontos que se distanciam.

· Permite ao autor do projeto:

a) Realizar seu vôo significativo, saindo do conhecimento empírico para encontrar pressupostos teóricos que sustentam as idéias.

b) Realizar a construção de conceitos básicos que favoreçam o caminhar na busca de responder ao problema.

- Metodologia

· Trata-se do momento em que o pesquisador especifica o método que irá adotar para alcançar seus objetivos, optando por um tipo de pesquisa.

Além do método, é também o momento de definir como irá se proceder à coleta dos dados.

Introdução

No que se refere à estrutura, fazem parte da introdução os seguintes itens:

a. Tema – o tema será definido em linhas gerais, a fim de possibilitar ao leitor o conhecimento do que vai ser estudado no trabalho.

b. Delimitação do assunto (tema) – definido o tema, torna-se necessário delimitar o assunto, fixando seus limites, determinado sua extensão e profundidade, enfim, situando o leitor a respeito do enfoque adotado e dos pressupostos teóricos que nortearão o tratamento do assunto.

c. Objetivos gerais e específicos – trata-se, aqui, de indicar o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do projeto, quais os resultados previsíveis, a que conclusões espera-se chegar. Vale lembrar que os objetivos gerais referem-se ao tema e os específicos, ao assunto.

d. Justificativa - Justificar a escolha do tema, evidenciando sua importância e oportunidade, são os objetivos desta parte. A justificativa deve ser feita de maneira simples e racional, evitando-se o uso de chavões e lugares-comuns, tal como afirmar que o tema é “muito complexo, discutido, interessante”. Se não fosse, nem valeria a pena estudá-lo.

e. Revisão da literatura – a revisão da literatura tem por finalidade colocar o leitor a par do estado da questão, referindo-se aos estudos publicados a respeito do assunto, de preferência em rodem cronológica. Não se trata de apresentar a história completa do assunto, mas também não se deve limitar apenas à enunciação das obras. Apresentam-se as obras principais, aquelas que constituem marcos no conhecimento específico da área, acrescentando-se uma ligeira análise, seguida de apreciação sucinta de cada obra referida.

f. Anúncio do assunto e suas partes – na introdução apresenta-se uma visão global do trabalho. Anuncia-se o assunto e suas partes principais, sem adiantar as conclusões . A finalidade deste item é proporcionar uma visão geral de tudo o que vai ser tratado na apresentação do trabalho.

No caso das pesquisas de campo, acrescentam-se: hipóteses, variáveis, universo da pesquisa e pontos de inquérito.

g. Metodologia empregada – ao anunciar o que vai ser tratado no trabalho, procura-se esclarecer também como será tratado. Quais os caminhos que serão percorridos para se chegar aos objetivos propostos, qual o plano adotado para o desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Seguidores